O Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas, CONPLEI, nasceu do sonho de pastores e líderes evangélicos indígenas que ardiam pela paixão e com a visão de ver Deus glorificado entre as tribos do Brasil.

No dia 22 de março de 1991, na sede da Sociedade Bíblica em Brasília, aconteceu a primeira reunião do CONPLEI, sendo eleitos dois coordenadores gerais, Carlos Justino Terena e Idjarruri Karajé.

Hoje somos uma instituição “muito jovem” com pouco mais de 20 anos de existência.
Sabemos que temos uma grande tarefa à nossa frente, por isso mais do que nunca precisamos dar as mãos e trabalharmos juntos.

Através deste momento queremos como CONPLEI dar uma visão geral do movimento que está crescendo cada vez mais influenciando o trabalho missionário entre os povos indígenas no Brasil e na Amazônia que envolve a América do Sul e que seja útil a todos, tanto aos indivíduos, como as entidades, que desejam ser envolvidas na seara e nos campos indígenas para que a mensagem do evangelho do Senhor Jesus seja pregado até as etnias que não foram alcançadas.

Essa exposição é para explorar o potencial que a Igreja Indígena tem e conseqüentemente unir todas as etnias, bem como os não-indígenas e os estrangeiros com o objetivo de JUNTOS alcançar mais patrícios que perecem sem a salvação através de Jesus.

O CONPLEI tem diversas atividades e projetos desenvolvidos em parcerias com varias organizações, agencias e igrejas ao longo destes anos.