Nos últimos 15 anos testemunhamos um crescimento inédito em termos de evangelização aos povos indígenas no Brasil. Este avanço foi alavancado por vários movimentos missionários entre as agências que trabalham em muitos campos indígenas, sejam elas de acesso fácil ou não.

Mas com todo esse movimento queremos nesta oportunidade mencionar sobre a CAMINHADA DO CONPLEI, um movimento em particular que Deus tem levantando no Brasil, unindo tantas agências, organizações missionárias, igrejas, denominações e em especial unindo também mais de 97 etnias que fazem parte deste movimento e está influenciando outros por todo país e fora dele.

Muitos certamente já ouviram falar do CONPLEI, outros participaram dos congressos missionários promovidos pelo CONPLEI, entretanto, nem sempre houve um entendimento completo do movimento e de suas atividades.

O povo evangélico conhecia apenas dois movimentos missiológicos: a estrangeira e a nacional. Mas havia outro movimento a que estamos chamando de terceira onda missionária; “Onda Indígena” – índios evangelizando outros índios.

Nos últimos 20 anos para cá uma série de medidas vem restringindo cada vez mais as atividades do setor evangélico no Brasil, em especial em áreas indígenas.
Além disso, a articulação de intelectuais e estudiosos, com a repercussão na mídia, tem fomentado um sentimento hostil às organizações missionárias.

As dificuldades de acesso aos campos indígenas, os missionários não-indígenas (nacionais e estrangeiros), com a grande perseguição no final da década de 80 que as agências e organizações missionárias estavam passando e passam ate hoje e com as acusações de que estavam estragando a “cultura do Índio” houve a necessidade, de mais uma vez a voz ativa do índio se levanta.

E foi neste período que surge a ideia de que os próprios indígenas tornem-se um missionário para seu povo.

Assim as três ondas missionárias: estrangeira, nacional e indígena; chegariam juntas ao campo missionário com a força de um tsunami espiritual para que a mensagem salvífica do evangelho chegue até aqueles que vivem em lugares distantes e restritos ao acesso humano.